Encontro às Quintas discute a relação entre capitalismo e meio ambiente

By Fonte: COC/Fiocruz
Published in
Shared:
X

Com o título de Insetos e Capitalismo Multiespécie: sobre fronteiras ambientais e epistêmicas, 1900-1980, o Encontro às Quintas recebe Tomás Bartoletti, pesquisador e professor da disciplina História do Mundo Moderno da Escola Politécnica Federal (ETH) de Zurique, na Suíça.

A palestra explora um caso paradigmático nas histórias conectadas do conhecimento, do capitalismo e do meio ambiente entre 1880 e 1930. Durante esse período, a disseminação de pragas além das fronteiras imperiais e estatais colocou em risco a exploração lucrativa de matérias-primas tropicais.

Também será abordado o papel dos entomologistas europeus na expansão da fronteira econômica e nas aspirações de lucro por meio de processos de mercantilização na América Latina, África Oriental, Oriente Médio e nas ilhas do Pacífico. A circulação global de conhecimentos sobre o controle de pragas transformou a dinâmica socioecológica nessas regiões e também moldou de maneira decisiva o modelo de produção agrícola, tanto em terras tropicais, quanto no contexto europeu até os dias atuais.

Tomás Bartoletti é  diretor do projeto Ambizione: Insect Pests and Economic Entomology in Plantations, c. 1870-1930s: A Multispecies History of Global Capitalism, financiado pela Fundação Nacional Suíça para a Ciência. Ele se formou em Estudos Latinoamericanos na Universidade de Buenos Aires e em História da Ciência e da Tecnologia na Universidade de Quilmes. Com doutorado pela Universidade de  Buenos Aires,  o pesquisador tem diversos artigos publicados em revistas internacionais e publicou o livro Poíesis y cosmopolítica de los oráculos griegos: Otra historia de la adivinación antigua y su recepción moderna. Em  dezembro de 2024 foi inaugurada no Museu de História Natural de Neuchatel a exposição  Naming Natures, fruto de sua pesquisa.

Para debater a sessão, o convidado é Gabriel Lopes, historiador, doutor em História das Ciências e da Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz. Lopes recebeu o Prêmio Oswaldo Cruz de Teses em Ciências Humanas e Sociais em 2017 e  foi pesquisador em estágio pós-doutoral na Casa de Oswaldo Cruz  até 2024, trabalhando com a (re)emergência de arboviroses na América Latina. Lopes é autor de O Feroz Mosquito Africano no Brasil: o Anopheles gambiae entre o silêncio e a sua erradicação (1930-1940) e Uma história global e brasileira da Aids (1986-2021).

Encontro às Quintas

Insetos e Capitalismo Multiespécie: sobre fronteiras ambientais e epistêmicas, 1900-1980
Expositor: Tomás Bartoletti (ETH/Zurique)
Debatedor: Gabriel Lopes (COC/Fiocruz)
Coordenação: Marcos Chor Maio (COC/Fiocruz)
Data: 29/05/2025
Horário: 10h
Evento presencial
Local: Salão de Conferência Luiz Fernando Ferreira (CDHS), Campus Fiocruz Manguinhos