Campanha 'Uma casa de histórias' destaca patrimônio cultural da saúde

By Cristiane Albuquerque (COC/Fiocruz)
Published in
Shared:
X

Aproximar as pessoas da ciência e mostrar que ela está muito mais próxima do nosso cotidiano do que geralmente imaginamos. Esse é o objetivo da campanha "Uma casa de histórias", lançada pela Fiocruz, instituição responsável pela preservação e difusão do mais amplo acervo no campo da história das ciências e da saúde no Brasil.

A produção audiovisual visa dar visibilidade ao vasto acervo sob a guarda da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), destacando a dedicação dos profissionais na conservação, acesso e difusão desse patrimônio. O conteúdo data do início do século 20 e inclui arquivos, coleções bibliográficas, instrumentos e equipamentos científicos, além de um conjunto arquitetônico singular.

“Esses acervos são testemunhos de momentos históricos e processos importantes”, afirma o diretor da COC/Fiocruz, Marcos José de Araújo Pinheiro, ao destacar a importância desse patrimônio cultural na valorização da memória da ciência e da saúde no Brasil. “Ao chamar a atenção para esses acervos, a Fiocruz promove uma maior compreensão e valorização da produção científica e do sistema de saúde brasileiro”, comenta.

A produção conta com depoimentos de quatro profissionais da COC/Fiocruz. Laurinda Rosa Maciel, do Departamento de Arquivo e Documentação; Inês Nogueira, do Serviço de Museologia; Marise Lanchini, da Biblioteca de História das Ciências e da Saúde; e Renato Gama-Rosa, do Departamento de Patrimônio Histórico, falam com entusiasmo sobre a riqueza dos itens, apresentam curiosidades e destacam a paixão por suas atividades.

Ampliando o alcance dos acervos

Para Marcos José Pinheiro, abordar o patrimônio cultural a partir da relação afetiva dos profissionais da área da preservação com seu trabalho contribui para ampliar o interesse da população por temas ligados à ciência. “A difusão e o acesso permitem que as pessoas se apropriem desses acervos, entendam seu valor e lhe atribuam novos significados”, afirma. “Essa abordagem desmistifica os patrimônios, aproximando-os do cotidiano das pessoas e reforçando que esses acervos fazem parte da nossa história e do nosso dia a dia”, acrescenta.

A produção "Uma casa de histórias" é uma iniciativa da Assistência Técnica de Comunicação da COC, em parceria com as diferentes áreas da unidade responsáveis pelos acervos. “O vídeo celebra não apenas o patrimônio preservado, mas também a paixão e o empenho dos profissionais que tornam possível o acesso a essas histórias. Muitas já foram contadas, e muitas outras ainda estão por ser descobertas”, conclui Marcos José.