Na próxima segunda-feira (5/5), a Fiocruz vai promover o seminário Financiar para Destravar. O evento marca o início das aulas do Programa de Formação em Captação e Gestão para Organizações de Favelas. Com vagas limitadas, a iniciativa é gratuita e vai ocorrer, a partir das 9h, na Casa Firjan, em Botafogo (Rio de Janeiro).
O seminário visa estimular a reflexão sobre a necessidade de repensar o ecossistema do investimento social privado e filantrópico no país, estabelecendo critérios de financiamento mais inclusivos, que permitam que as organizações sociais atuantes em favelas garantam direitos básicos e o desenvolvimento sustentável de suas comunidades. A iniciativa foi elaborada pela Diretoria Executiva da Fundação e pelo Escritório de Captação de Recursos (EC/Fiocruz), em parceria com Plano Integrado de Saúde nas Favelas do Rio de Janeiro.
Para debater sobre esta realidade e buscar soluções, o seminário terá a presença do Secretário Nacional de Periferias, Guilherme Simões, e da Diretora Socioambiental do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), Tereza Campello, sob a mediação do Coordenador do EC/Fiocruz, Luis Fernando Donadio, que também fará parte da mesa de abertura. O diretor executivo da Fiocruz, Juliano Lima, também estará presente no evento.
O diálogo no evento parte do entendimento de que as favelas são celeiros de empreendedorismo e negócios de impactos. Nesse contexto, quando organizações atuantes nesses territórios conseguem acessar recursos, demostram grande capacidade de execução e geram resultados que impactam a vida de pessoas atendidas pelos projetos.
Contudo, o acesso ao financiamento não é simples. Segundo o estudo "Periferias e Filantropia: as barreiras de acesso aos recursos no Brasil" da iniciativa PIPA, 95% das organizações que atuam em regiões periféricas relatam dificuldades em obter financiamento para seus projetos e 31% das mesmas tem um orçamento anual menor que R$5 mil reais, o que naturalmente as impossibilita de estarem no centro das estratégias de transformação social dos seus territórios.
Programa Formação em Captação e Gestão para Organizações de Favelas
O Programa tem como objetivo ofertar formação qualificada em captação de recursos e gestão de projetos, com o objetivo de ampliar o fortalecimento institucional de 50 organizações sociais (OSC) atuantes em favelas cariocas. É uma realização da Fiocruz, por meio de sua Diretoria Executiva e Escritório de Captação de Recursos, em parceria com o Plano Integrado de Saúde nas Favelas do Rio de Janeiro, com gestão cultural da Sociedade de Promoção Sociocultural da Fiocruz (SOCULTFio).
Serviço:
Seminário Financiar para destravar
Data: 5/5;
Hora: 9h;
Local: Casa Firjan;
Endereço: Rua Guilhermina Guinle, 211 - Botafogo, Rio de Janeiro (RJ).
Para confirmar presença, é necessário enviar e-mail até quarta-feira (30/4) para: jaqueline.pimentel@fiocruz.br .