Trilha Interpretativa É o Primeiro Serviço Do Campus Da Mata Atlântica Cadastrado Pelo Governo Federal

Por
Isis Breves (FMA)
Publicado em
Compartilhar:
X

A Trilha Interpretativa Fiocruz Mata Atlântica está oficialmente cadastrada pelo Governo Federal como um serviço prestado à sociedade. Publicada na categoria "Saúde e Vigilância Sanitária – pesquisa, formação e capacitação", a trilha é um serviço de visita que tem como finalidade a educação ambiental não formal.

“A Trilha é o primeiro serviço do Campus Fiocruz Mata Atlântica disponibilizado na plataforma gov.br. Isso significa que faz parte da Carta de Serviços, que reúne os serviços da Fiocruz prestados aos usuários externos. A Carta reflete o compromisso da Fiocruz com a melhoria contínua da gestão pública e a prestação de serviços de qualidade à sociedade brasileira”, relata a coordenadora de Planejamento e Orçamento da FMA, Bruna Telles, representante da Coordenação-Geral de Qualidade (Cquali) na FMA.

A atividade é voltada para grupos de seis a 46 pessoas, com idade mínima de 11 anos, incluindo escolas. O objetivo é promover contato com a natureza e aprendizado de forma prática e envolvente. Em 2024, a Trilha recebeu 662 visitantes. “A Trilha Interpretativa compreende um percurso de 1,1 km em um trecho de floresta da Estação Biológica Fiocruz Mata Atlântica, que é um laboratório natural na Floresta da Pedra Branca para pesquisas em biodiversidade e saúde. Durante o trajeto, mediadores explicam sobre o bioma Mata Atlântica, a história da Colônia e as ações da Fiocruz. Além de aprender, os participantes são convidados a se conectar com a natureza, percebendo sons, aromas e o ambiente ao redor", explica a coordenadora do Escritório Técnico de Educação em Biodiversidade e Saúde do Campus Fiocruz Mata Atlântica, Lúcia Santanna.

O coordenador executivo do Campus Fiocruz Mata Atlântica, Ricardo Moratelli, destaca que o campus “lidera iniciativas que incluem pesquisas sobre biodiversidade, projetos de restauração ecológica e ações educativas não formais que buscam conservar a Floresta da Pedra Branca, que é a maior floresta urbana do planeta e está em um dos biomas mais ameaçados do Brasil. Dentro desse contexto, o serviço de visita guiada em uma parcela dessa floresta, através da Trilha Interpretativa, permite aos visitantes conhecer um pouco mais sobre como biodiversidade e saúde estão intrinsecamente relacionadas.”

Para visitar a trilha, é preciso agendar antes e levar os documentos preenchidos no dia. A visita é gratuita e acontece de terça a quinta-feira, das 9h às 12h. Acesse o site do Governo Federal e saiba mais sobre o serviço.