O projeto Caminhos do Cuidado, que tem como meta formar agentes comunitários e auxiliares e técnicos de enfermagem em saúde mental (crack, álcool e outras drogas), chega ao final de 2015 com um total de 237.175 profissionais formados. Desde o início das atividades, em 2013, foram oferecidas cerca de 290 mil vagas em todo o Brasil.
Esse esforço para a formação dos profissionais de saúde surge do desafio que é o problema das drogas no Brasil. A parceria entre o Ministério da Saúde, o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) e o Grupo Hospitalar Conceição, com o apoio da Fiotec, tem uma importância social para a área da saúde, já que se propõe a levar a formação presencial aos mais distantes municípios do país.
Todas as turmas reunidas para a formação dos profissionais de saúde já foram encerradas e atualmente o projeto encontra-se em sua fase final, de avaliação. É o que explica Ruy Casale, coordenador de infraestrutura e logística. “Começamos a fase em que tudo o que foi produzido se tornará um grande material para pesquisa e entendimento da realidade da saúde mental e da atenção básica no Brasil”.
Ainda de acordo com Ruy Casale, existe a ideia de construir, posteriormente, um observatório do “Caminhos do Cuidado”, onde todos os dados coletados pelo projeto poderão ser disponibilizados.
Leia a notícia completa.