A Fiocruz lançou sua Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, nesta quarta-feira (28/5). Seu Repositório Institucional (Arca) é o principal instrumento de realização dessa política, atendendo ao objetivo de reunir, hospedar, preservar, tornar disponível e dar visibilidade à produção científica da instituição.
Com a adoção da política, a Fiocruz está sintonizada com o Movimento Internacional de Acesso Aberto ao Conhecimento, que conta hoje com o apoio de inúmeras universidades e institutos internacionais – tais como MIT, Harvard, Universidade do Minho, Universidade da Califórnia, Universidade de Lisboa, entre outras -, além de várias instituições no Brasil, como o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, a Universidade de São Paulo, a Universidade de Brasília, a Bireme etc.
Com o objetivo de apresentar os princípios que orientam este acesso aberto na ciência, além da própria política de acesso adotada pela Fiocruz e do Plano Operativo do Arca, será realizado o seminário Viabilizando o Acesso Aberto ao Conhecimento na Fiocruz, na próxima sexta-feira, 30/5.
O seminário terá palestras dos professores Eloy Rodrigues, da Universidade do Minho (Portugal), Sueli Mara Ferreira, da Universidade de São Paulo, e Eloisa Viggiani, gerente na Editora Elsevier.
O evento ocorrerá das 9h às 16h30, no salão de leitura da Biblioteca de Manguinhos (Av. Brasil 4.365, Manguinhos, Rio de Janeiro/RJ).
Programação
Seminário Viabilizando o Acesso Aberto ao Conhecimento na Fiocruz
9h - Abertura
Umberto Trigueiros, diretor do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz); Nísia Trindade Lima, vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz)
9h45 – Palestra O acesso aberto ao conhecimento
Eloy Rodrigues, professor da Universidade do Minho (Portugal)
10h45 – Palestra A experiência da USP e o Repositório da CRUESP
Sueli Mara Ferreira, professora da Universidade de São Paulo (USP)
11h30 – Palestra O Plano Operativo do Arca e a Atuação dos NAACs na Política de Acesso Aberto
Ana Maranhão e Viviane Veiga, coordenadoras do Arca
12h15 – Intervalo para almoço
13h30 – Mesa-redonda Os desafios do acesso aberto
Rodrigo Murtinho, vice-diretor de Informação e Comunicação do Icict/Fiocruz - abertura
Cícera Henrique, professora e pesquisadora do Icict/Fiocruz - mediação
Eloy Rodrigues, professor da Universidade do Minho (Portugal) - debatedor
Sueli Mara Ferreira, professora da USP - debatedora
Paula Xavier, coordenadora de Informação e Comunicação da VPEIC/Fiocruz - debatedora
Eloisa Viggiani, gerente Brasil para Instituições Acadêmicas e Governo da Editora Elsevier - debatedora
16h30 – Encerramento