Desde setembro de 2012, a Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) dispõe de uma Política Institucional de Acesso Aberto - que marcou sua adesão a esse movimento global - como ato mandatório a seus pesquisadores. Essa política foi publicada oficialmente no site Registry of Open Access Repositories Mandatory Archiving Policies (ROARMAP). Outra novidade em 2013 é que o Repositório Institucional de Acesso Livre em Saúde Pública da Escola também se encontra devidamente registrado no OpenDOAR, um diretório acadêmico oficial de repositórios de acesso aberto.
Com a publicação no ROARMAP, a Ensp passa a fazer parte da restrita lista de instituições brasileiras que possuem uma Política Institucional de Acesso Aberto oficialmente publicada. Além da Escola, já integram essa listagem a Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade de São Paulo (USP). A expectativa é que no ano de 2014 mais de 40 instituições de ensino e pesquisa adotem suas Políticas Institucionais.
Essas iniciativas por parte da Ensp e de outras instituições que também aderiram ao Open Access mostram que o movimento continua atuante no Brasil e no mundo.