Fonte: IOC/Fiocruz
Há cerca de um século, Oswaldo Cruz e outros cientistas brasileiros iniciaram uma série de expedições pelo Norte e Nordeste brasileiro, traçando um mapa inédito das condições de saúde no país. Hoje, uma expedição inspirada neste projeto pioneiro empreende novo esforço por erradicar a pobreza no Brasil: a Caravana Fiocruz por um Brasil sem Miséria, que chegou esta semana ao Acre.
A iniciativa, que acontece em Rio Branco, é um desdobramento da expedição realizada em janeiro desse ano, na cidade pernambucana de Paudalho. Diferente das primeiras expedições científicas, que tinham o objetivo de traçar o cenário da região e identificar doenças, as expedições contemporâneas buscam levar ciência, saúde, educação e cultura, com foco na ação sobre as doenças e no combate à pobreza.
Os bairros da Baixada do Sol, na capital acreana, recebem até sexta-feira diversas atividades, voltadas para professores, jovens, crianças, mulheres e profissionais de saúde. Na programação, há exposições, feiras de saúde, atividades culturais, cursos, oficinas, palestras, serviços de educação, além de mostra de vídeos e observação astronômica. Além disso, será formada uma rede de apoio ao Plano Brasil sem Miséria.