Atividade Apresenta o Projeto de Preservação Do Acervo Fotográfico de João Roberto Ripper

Por
Fonte: Icict/Fiocruz
Publicado em
Compartilhar:
X

Mais de 50 anos de registros fotográficos dedicados à defesa dos direitos humanos e da memória do Brasil em breve estarão a um clique do grande público. Como parte das atividades de encerramento de 2024, o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) promoverá o evento Direitos Humanos em Imagens: apresentação do projeto "Preservação, acesso e disseminação do acervo fotográfico João Roberto Ripper". A ação será realizada na Biblioteca de Manguinhos, no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

O projeto prevê a preservação e a disponibilização do patrimônio documental do fotógrafo em acesso aberto, de forma acessível e sustentável, no Fiocruz Imagens, garantindo um recurso valioso para pesquisa, educação e conscientização pública.

João Roberto Ripper é uma referência no fotojornalismo brasileiro. Ele iniciou sua carreira no jornal Luta Democrática, passando em seguida pelas redações dos jornais Última Hora e O Globo, antes de se tornar um dos fundadores da agência F4, em 1985. O fotógrafo tem papel fundamental na defesa dos direitos humanos, representada em um acervo de aproximadamente 148 mil fotogramas e dezenas de terabytes e arquivos digitais. Seus trabalhos estão vinculados a um conceito ampliado de saúde, sob uma ótica documental humanista. Esse acervo está em processo de transferência para a Fundação Oswaldo Cruz.

O projeto "Preservação, acesso e disseminação do acervo fotográfico João Roberto Ripper" recebeu apoio financeiro via emendas parlamentares dos deputados federais Chico Alencar, Pastor Henrique Vieira e Tarcísio Motta (todos do PSOL-RJ).  

O encerramento das atividades do Icict é aberto a toda a comunidade da Fiocruz e contará com a participação de Ripper. Além disso, serão lembrados os 76 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, sendo uma oportunidade de reflexão sobre a importância da defesa dos direitos fundamentais e da promoção da dignidade humana. O evento também marcará o fechamento das atividades comemorativas pelos 10 anos da Política de Acesso Aberto da Fiocruz

Foto de três meninos brincando na lama na beira de um rio

Programação:

9h - Boas-vindas

10h - Mesa de abertura
Rodrigo Murtinho (Icict/Fiocruz)
Cristina Guilam (VPEIC/Fiocruz)
Juliano Lima (Presidência/Fiocruz)

10h30 - Apresentação do Projeto
Rodrigo Méxas (Icict/Fiocruz)

10h40 - Mesa Acervo João Roberto Ripper
João Roberto Ripper (fotógrafo)
Breno Crispino Lima (fotógrafo)
Sara Gehren (fotógrafa)
Mediação: Rodrigo Murtinho (Icict/Fiocruz)

Serviço:

Direitos Humanos em Imagens: apresentação do projeto "Preservação, acesso e disseminação do acervo fotográfico João Roberto Ripper"

Data: 10/12, terça-feira
Horário: 9h
Local: Salão de Leitura Henrique Leonel Lenzi - Biblioteca de Manguinhos
Assista à transmissão do evento no canal da VideoSaúde