Projeto "Empregabilidade Social Da Pessoa Surda” Celebra 30 Anos Em Evento Na Próxima Quinta-feira (5)

Por
Mariana Moebus (Cooperação Social/Fiocruz)
Publicado em
Compartilhar:
X

No dia 5 de dezembro, a Cooperação Social da Presidência e a Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas (Cogepe) irão promover um evento de comemoração aos 30 anos do projeto “Empregabilidade Social da Pessoa Surda”. A celebração será realizada no auditório do Museu da Vida, Campus Manguinhos, das 13h30 às 16h30. A programação conta com exposição de fotos históricas e textos com mensagens dos trabalhadores e trabalhadoras da iniciativa e de parceiros , mesa de debate sobre trabalho e pessoas com deficiência, e uma atividade de encerramento com a apresentação do Coral Fiocruz em Libras. 

“Nesses 30 anos de existências enfrentamos várias questões, pois o capacitismo está enraizado em nossa sociedade e superá-lo é sempre um desafio. Mas também, foram várias as conquistas alcançadas principalmente nos últimos 10 anos quando o projeto é assumido pela Cooperação Social da Presidência. Celebrar esses 30 anos é um marco, pois é um projeto que resiste na instituição e que vem sendo cada vez mais reconhecido”, afirmou Luciane Ferrareto, coordenadora do projeto.  

O Projeto Empregabilidade Social da Pessoa Surda, iniciado em 1994, tem como objetivo promover a inserção de trabalhadores surdos na Fiocruz através de postos de trabalho e processos formativos, colaborando com o fortalecimento da política de acessibilidade e inclusão da Fiocruz. A Cooperação Social realiza a coordenação conjuntamente à Coordenação Geral de Gestão de Pessoas (Cogepe). 

“O projeto de empregabilidade social da pessoa surda é uma iniciativa pioneira na Fiocruz, promovendo a inclusão e capacitação de trabalhadores. Ao celebrarmos seus 30 anos de existência, reforçamos a certeza de que estamos no caminho certo para a construção de uma sociedade mais inclusiva”, afirmou Andréa da Luz, coordenadora-geral de Gestão de Pessoas.  

 

Programação 

13:30 - Exposição de fotos e textos 

14:00 - Mesa de abertura com Henrique Moraes (Instituto de Professores Públicos e Particulares – IPPP); Paulo Jorge Faria (Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde - INCQS/Fiocruz); Joelma de Jesus (INCQS/Fiocruz), Adriano Silva (Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde - Icict/Fiocruz); Luciane Ferrareto (Cooperação Social da Presidência da Fiocruz) e Andréa da Luz (Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas – Cogepe/Fiocruz) 

14:30 - Mesa de debate “Trabalho e Pessoas com Deficiência” com Carlos Túlio Medeiros (Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES) e Marcelo José Rodrigues (Ministério do Trabalho e Renda) 

15:30 - Atividade de encerramento