Foto: Rodrigo Cabral (ASCOM MCTI)
Em mais uma iniciativa para fortalecer a divulgação científica e a popularização da ciência, as Coleções Biológicas da Fiocruz participaram do evento âncora da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que aconteceu no Museu Nacional da República, em Brasília, de 5 a 10 de novembro, apresentando atividades no estande da Fiocruz.
O tema da SNCT deste ano foi “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais” e as Coleções da Fiocruz tiveram a oportunidade de apresentar um pouco da riqueza dos acervos, como parte da ação promovida pelo Grupo Assessor (GA), vinculado à Coordenação de Coleções Biológicas da Vice-presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB), responsável por discussões e proposições nas áreas de Educação e Divulgação Científica para as Coleções Biológicas institucionalizadas.
A coordenadora executiva das Coleções e uma das coordenadoras do GA, Aline Souto, destacou que “educação e popularização da ciência é uma das tantas potencialidades das coleções biológicas e nossas atividades em eventos como a SNCT têm como objetivo aproximar a sociedade do patrimônio biológico que a ela pertence, despertar o encantamento pela ciência e democratizar o acesso ao conhecimento, contribuindo tanto para a alfabetização e letramento científico, como para a formação cidadã”.
As atividades incluíram o gabinete de curiosidades como centro da exposição, contemplando todas as tipologias de coleções biológicas presentes na Fiocruz. Além disso, exposições das diversas Coleções, jogos interativos e atividades infantis foram a base da participação de 11 Coleções Biológicas institucionalizadas. São elas as 3 Coleções que compõem o Museu da Patologia, a Coleção de Bactérias do Ambiente e Saúde (Fiocruz/CBAS), Coleção de Fungos da Amazônia (Fiocruz/CFAM), Coleção de Culturas de Fungos Filamentosos (Fiocruz/CCFF), Coleção de Yersinia pestis (Fiocruz/CYP), Coleção Entomológica do Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz/CEIOC), Coleção Malacológica do Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz/CMIOC), Coleção de Vetores de Tripanosomatídeos (Fiocruz/COLVET) e a Coleção Paleoparasitológica e de Fezes Recentes de Animais (Fiocruz/CPFERA).
Integrar a parte científica com linguagem simples e popular tem sido uma proposta do GA, como aponta a coordenadora Barbara Oliveira, também curadora do Museu da Patologia da Fiocruz. "Esse ano apresentamos um gabinete de curiosidades com as tipologias de Coleções da Fiocruz, desenvolvido para a SNCT do Distrito Federal (DF). Foi muito gratificante ouvir dos visitantes que eles entenderam a linguagem que usamos na comunicação, que eles gostaram e se apropriaram deste patrimônio científico, o encantamento das crianças a cada descoberta durante a exploração das atividades das Coleções e na manipulação dos biomodelos. Trabalhamos muito, nos entregamos de coração e o retorno foi muito além do esperado e nos deu motivação para continuarmos com novos projetos de popularização da ciência associada as nossas Coleções”.
Parte da equipe das Coleções Biológicas também participou da Abertura oficial do evento, que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva; a Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; o Ministro da Educação, Camilo Santana; o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social, Inácio Arruda; entre outras autoridades.
No estande da Fiocruz, as Coleções Biológicas interagiram com o público de diferentes faixas etárias e recebeu a visita do secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social, Inácio Arruda.
“A SNCT de Brasília foi uma grande oportunidade para as Coleções Biológicas da Fiocruz alcançarem o público da região Centro-Oeste, desde crianças, adultos, pessoas com deficiência, inclusive visual, que tiveram experiências táteis com os nossos modelos desenvolvidos para diferentes tipologias. Todas as faixas etárias se mostraram igualmente encantadas com a diversidade dos acervos, a história e memória da Ciência Brasileira e o potencial das coleções.” – Marise Sobreira, curadora adjunta da Coleção de Yersinia pestis (Fiocruz/CYP).
O GA das Coleções Biológicas da Fiocruz, em 2024, tem intensificado sua participação em eventos nacionais. Além da SNCT, o Grupo também participou do Festival Ciência na Praça, vinculado ao Simpósio Brasileiro de Doenças Negligenciadas, SBPC Jovem e MedTrop.
Acompanhe mais sobre as coleções na página: https://fiocruz.br/colecoes-biologicas