Resultado Final Da 3ª Chamada Pública Para Formação Em Direitos Humanos E Promoção Da Saúde

Por
Coordenação de Cooperação Social da Presidência
Publicado em
Compartilhar:
X

A Fiocruz divulga hoje o resultado final da 3ª Chamada Pública: Rede de Defensores de Direitos Humanos e Promoção da Saúde no Estado do Rio de Janeiro. 
Foram selecionadas 20 lideranças para fortalecer a Rede e participar de um ciclo de oficinas temáticas em Direitos Humanos e Promoção de Saúde que serão realizadas entre outubro deste ano e junho de 2025.

A chamada recebeu 336 inscrições de moradores de diferentes municípios do Estado do Rio de Janeiro, militantes de mais de 20 temáticas distintas do campo dos Direitos Humanos.
Na primeira etapa foram selecionadas 40 pessoas para a fase de entrevistas. Após as visitas aos territórios dos candidatos, a coordenação do projeto selecionou as 20 lideranças, que receberão aporte financeiro para participar das oficinas. Também foram selecionados quatro suplentes, que serão convocados em caso de desistências ou descumprimento de requisitos.

A nova turma contará com representações de movimentos no campo dos Direitos Humanos e Promoção da Saúde, como: acesso à cultura; comunicação popular; etnia/raça; justiça socioambiental; reforma agrária e segurança alimentar; saúde integrada; saúde mental; trabalho digno;  direito à moradia; direito à educação; direitos da criança e do adolescente; direitos das mulheres; direitos das pessoas LGBTQIAPN+; povos tradicionais; dos familiares de vítimas de violência; das pessoas com deficiência; dos egressos dos sistemas prisional e socioeducativo; dos refugiados/migrantes etc.

Além das oficinas temáticas, coordenadas por uma equipe multidisciplinar, o projeto fará um acompanhamento sistemático para identificar e fortalecer as iniciativas já realizadas de cada liderança, além de realizar escuta e acompanhamento em saúde mental das lideranças que compõem a Rede.

Nos próximos dias as pessoas selecionadas serão contactadas pelo telefone e orientadas sobre os procedimentos para matrícula/cadastramento.
 
A primeira oficina está marcada para acontecer no próximo dia 05 de outubro, a partir das 9h, na sede da Fiocruz,  no campus Manguinhos, no Rio de Janeiro.

Defensoras(es)Selecionadas(os):
Agatha Tariga Correa
Ana Caroline Cosme Silva
Cátia Regina da Silva Santos
Danielle Souza de Oliveira
Felipe de Sousa Carneiro
Fernanda Duarte Galvão
Fran Areie Latorre Guerrero
Garry Ulysse
Gilza Rosa Moraes dos Santos
José Artur Ribeiro Torres
Juliana de Medeiros Diniz
Julio César da Silva Oliveira
Leona Merces Ribeiro
Luiz Carlos da Silva
Maria Aparecida Pereira Salerno
Marilena Ribeiro Caldas Nascimento
Nilzete carolini alves da Silva
Pablo Marques da Silva
Penha da Silva Souza Xavier
Renata Aguiar dos santos

Suplentes:
Silvia Renata Monteiro da Silva Oliveira
Emanuel Soares Barata
Iara Maria Miguel da Silva
Kurt Celjar

Sobre o projeto
O objetivo do projeto é formar e capacitar Defensores de Direitos Humanos e lideranças comunitárias, desenvolvendo uma rede de articuladores no Estado do Rio de Janeiro. Além disso, também está prevista a realização de uma cartografia social com mapeamento das violações em Direitos Humanos nos territórios de favelas e periferias, pensando nas possibilidades de trabalho em parceria entre defensores que vão compor a rede. 

Demais orientações e dúvidas podem ser remetidas para o e-mail: defensorxspopulares@gmail.com