Roda de Conversa Sobre Rótulos de Alimentos Ensina Trabalhadores a Fazer Escolhas Mais Saudáveis

Por
Giana Pontalti (Cogepe)
Publicado em
Compartilhar:
X

O Núcleo de Alimentação, Saúde e Ambiente (Nasa) da Coordenação de Saúde do Trabalhador (CST/Cogepe) realizou na quarta-feira (18) uma roda de conversa sobre rótulos de alimentos. A atividade, conduzida pela nutricionista Lorhane Meloni, integra as comemorações dos 10 anos do Circuito Saudável.  

“O objetivo da roda é orientar os trabalhadores a entenderem os rótulos de alimentos, facilitando a escolha de alimentos mais saudáveis no dia a dia. Não devemos escolher um produto apenas pela marca. A lista de ingredientes nos ajuda a optar pelo mais saudável ou menos processado”, explicou Lorhane. 

Doze trabalhadores participaram do evento, que apresentou as informações que todo rótulo deve conter e ensinou a comparar ingredientes de produtos semelhantes. Além de conversaram sobre os rótulos, esclareceram dúvidas em relação a alergias alimentares, alimentos transgênicos, diferenças entre produtos light e diet, entre açúcar e adoçante, entre outros tópicos relevantes.  

Cosme Ambrósio, trabalhador do ICTB, compartilhou sua experiência. “Tenho 35 anos de Fiocruz e, até o ano passado, não conhecia o Circuito Saudável. Depois que descobri que tinha esteatose hepática no grau 3, meu médico sugeriu que eu procurasse o Nasa. Desde então, mudei a minha alimentação, passei a consumir mais alimentos integrais e a praticar atividades físicas com regularidade. Em 14 meses, emagreci 12 quilos e me sinto muito melhor física e mentalmente”. 

Juliane Bastos, trabalhadora da Creche Fiocruz, também participou da conversa e comentou: “É a primeira vez que venho a uma atividade do Circuito Saudável, e adorei. Fiz nutrição por cinco períodos e já sabia sobre rotulagem, mas aprendi muito mais. Nunca tinha pensado em comparar os ingredientes de dois biscoitos no mercado; eu pegava qualquer um”.  

Esse aprendizado é fundamental para que os participantes compreendam que pequenas mudanças nas escolhas alimentares podem ter um grande impacto na saúde. Como enfatizou Lorhane: “A gente não precisa excluir tudo o que gostamos da alimentação; o que precisamos é fazer boas escolhas. Entre dois cocos ralados, vamos optar por aquele que tem mais coco e menos açúcar.” 

A roda de conversa sobre rótulos é uma atividade frequente oferecida pelo Nasa. Para aqueles que desejam saber mais sobre o tema, é recomendável ficar atento à agenda do Núcleo ou se inscrever no Percurso de Aprendizagem do Programa de Gestão e Desempenho, que traz informações sobre rótulos de alimentos no Percurso Saúde do Trabalhador. O Percurso está disponível no Campus Virtual Fiocruz.