Fiocruz Abre Chamada Para Cursos Internacionais de Curta Duração Em Parceria Com Instituições Estrangeiras

Por
João Pedro Goguelin (CCS)
Publicado em
Compartilhar:
X

A Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fundação, por meio da Coordenação Geral de Educação, lançou uma nova chamada pública para o Apoio à Realização de Cursos de Curta Duração com Abrangência Internacional – 2024/2025. O objetivo é fortalecer a internacionalização dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) stricto sensu da instituição, promovendo colaborações acadêmicas com renomados professores internacionais.

A iniciativa está vinculada ao Programa de Excelência no Ensino e ao Programa Institucional de Internacionalização da Fiocruz. Ela busca atrair professores com destacada produção científica e tecnológica, residentes no exterior, para ministrarem cursos de curta duração, cujo conteúdo poderá ser contabilizado como créditos pelos alunos dos PPGs. Dessa forma, a Fiocruz espera intensificar sua presença no cenário acadêmico internacional e enriquecer a formação de seus discentes.

Os cursos serão voltados exclusivamente para os alunos matriculados nos PPGs stricto sensu da Fiocruz e registrados na Plataforma Sucupira, sistema oficial que monitora a qualidade dos programas de pós-graduação no Brasil.

Para participar, o professor responsável pela proposta deve ser um servidor da Fiocruz, com atuação como docente permanente em um dos PPGs stricto sensu e com perfil internacional. Além disso, ele será responsável pela organização do curso e pelo envio da proposta.

Os professores convidados para ministrar os cursos deverão atender aos seguintes requisitos: ser estrangeiro ou brasileiro residente no exterior; ter o título de doutor há pelo menos um ano; possuir produção acadêmica relevante no período de 2019 a 2024.

Os cursos terão apoio financeiro, e a Fiocruz planeja financiar até 12 cursos, divididos em dois calendários. O prazo de submissão das propostas para o primeiro calendário vai até 20 de outubro de 2024, e os cursos selecionados serão realizados entre fevereiro e junho de 2025. Já o segundo calendário aceita propostas até seis de maio de 2025, com execução dos cursos prevista para o período de agosto a dezembro de 2025.

Inscrição

As propostas devem ser enviadas exclusivamente por meio de um formulário eletrônico, utilizando o e-mail institucional com acesso à conta Microsoft. Além disso, todos os documentos obrigatórios devem ser anexados em formato PDF.

Para mais detalhes sobre a chamada e o processo de submissão, acesse a chamada oficial no site da Fiocruz. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail: edu.internacional@fiocruz.br.