No dia 26 de janeiro, acontece no auditório do Pavilhão do Instituto Nacional de Infectologia (NI/Fiocruz), a partir das 8h, evento para marcar o Dia Nacional da Visibilidade Trans, celebrado no dia 29/01. A ação é promovida pela equipe de Educação Comunitária do INI, com o apoio do Laboratório de Pesquisa Clínica em IST, HIV/Aids (LapClin Aids).
"Essa iniciativa fortalece os vínculos entre pesquisadores e a comunidade trans, ampliando o protagonismo e a inclusão da nossa população nos estudos clínicos e nos projetos de prevenção, reforçando assim nossa luta por respeito, inclusão, acesso à saúde, garantias e direitos", afirma Laylla Monteiro, educadora comunitária do INI.
Cabe destacar que em 2011 o Ministério da Saúde instituiu a Política Nacional de Saúde Integral LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais), por meio da Portaria 2.836 (1º de Dezembro de 2011), que considera a orientação sexual e a identidade de gênero como determinantes sociais da saúde e visa à eliminação das iniquidades e desigualdades em saúde.
Para ler a matéria completa e conferir a programação acesse o site do INI.