Especialista Da Fiocruz Integrará Grupo Consultivo Sobre Informações de Sequências Genéticas

Por
Elisandra Galvão VPPCB
Publicado em
Compartilhar:
X

O Grupo Consultivo Informal sobre informações de sequências digitais relacionadas a recursos genéticos, as DSI (digital sequence information), convidou a gerente do Biobanco Covid-19, Manuela da Silva, para fazer parte do mesmo e se integrar as reuniões promovidas em abril, maio e junho deste ano. Os temas da pauta de trabalho serão levados à Conferência das Partes da Convenção da Diversidade Biológica da ONU (COP 15), em Kunming, na China.

A participação de Manuela da Silva será como membro representante da DSI Scientific Network, responsável por por sua indicação junto ao grupo. No contexto da Fiocruz, as DSI são importantes para atividades nos campos da biologia sintética, biotecnologia, epidemiologia, taxonomia, e no âmbitodas Coleções Biológicas e do Biobanco Covid-19 da instituição.

Os especialistas do Grupo Consultivo Informal produzirão seu próprio relatório com avaliação e contribuições para as discussões sobre o Marco Global de Biodiversidade Pós-2020, com foco especialmente numa definição para as DSI e as opções políticas que as envolvem. Sua análise é independe em relação ao trabalho nos grupos formais constituídos para debater o Marco. O relatório final será considerado pelos co-presidentes do Grupo de Trabalho Aberto sobre o Marco Global de Biodiversidade Pós-2020 (OEWG3) para orientar as negociações na COP 15.

Leia no site do Biobanco sobre o encontro que resultou na indicação para integrar o Grupo Consultivo.