O que é Ciência Aberta e por que é um movimento tão importante e atual para a pesquisa científica? Já está disponível para inscrições a disciplina transversal Introdução à Ciência Aberta. Nessa primeira oferta do ano, as aulas acontecerão de maneira remota entre os dias 27 de abril e 8 de junho de 2022. As vagas são destinadas a alunos de pós-graduação Stricto sensu da Fiocruz cujos programas tenham aderido à disciplina.
Para saber se o seu programa de pós-graduação está oferecendo a disciplina, basta checar pela plataforma SIGA. Se ainda não estiver, entre em contato com o programa e verifique se ainda haverá adesão. No total, estão previstas 60 vagas para estudantes interessados. Haverá aulas assíncronas e síncronas, com um total de cinco encontros remotos, uma vez por semana.
A carga horária total é de 45 horas, durante as quais são apresentados os fundamentos, as perspectivas e as dimensões atuais da Ciência Aberta. Inspirada na Formação Modular em Ciência Aberta, curso livre ofertado pela Fiocruz, a disciplina é dividida em quatro módulos (com partes obrigatórias e opcionais):
- Fundamentos da Ciência Aberta: O que é Ciência Aberta e Panorama Histórico da Ciência Aberta;
- Marcos Legais: Propriedade Intelectual Aplicada à Ciência Aberta e Direito de Acesso à Informação e Proteção de Dados Pessoais;
- Pesquisa Aberta: Acesso Aberto e Dados Abertos;
- Educação Aberta: Panorama da Educação Aberta e Recursos Educacionais Abertos.
“A reflexão sobre o movimento de abertura da ciência é necessária não só nas pesquisas realizadas na pós-graduação, mas também nas carreiras científicas. Os pesquisadores precisam estar preparados para as novas demandas, diálogos e desafios do fazer científico na atualidade”, pontuou a coordenadora da disciplina, Vanessa Jorge.
A disciplina transversal é oferecida através da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz) e foi lançada, pela primeira vez, em outubro de 2021. Há previsão de uma nova oferta ainda no segundo semestre de 2022.