O minidocumentário A epidemia do Zika Vírus em Pernambuco: Desigualdades, Barreiras de Acesso e Vulnerabilidade Social será lançado na próxima terça-feira (22/02), às 19h, por via remota. O vídeo é um dos resultados do projeto Educação em Saúde com Famílias Afetadas pelo Zika Vírus, uma parceria da Fiocruz Pernambuco, Universidade de Liverpool (Inglaterra) e a União de Mães de Anjos (UMA).
Dirigido por Luara Olívia e produzido pela equipe do projeto, o minidocumentário mostra um pouco da rotina das famílias com crianças com a síndrome do zika vírus, as dificuldades e barreiras de acesso aos serviços de saúde e equipamentos sociais, com uma abordagem crítica sobre a determinação social da saúde, que intensifica as vulnerabilidades. O vídeo contou com a participação das mulheres-mães e suas crianças e de pesquisadoras da Fiocruz e das universidades de Pernambuco e de Copenhague (Dinamarca).
Após a exibição será realizado debate com a participação da presidente da UMA, Germana Soares e da professora da Universidade Federal de Pernambuco Ana Melo, com moderação de Nathalie Agripino, especialista em Promoção e Vigilância em Saúde, Ambiente e Trabalho pela Fiocruz PE e apoiadora do projeto.
O lançamento será pelo canal do Youtube do projeto: Zika, Educação e Saúde.