Glossário Covid-19 em Linguagem Simples e Libras
Caso confirmado
Um caso de covid-19 só é considerado confirmado quando o resultado do teste dá positivo. A pessoa pode ter sintomas como febre, tosse, nariz escorrendo, mas se o teste der negativo, ela não é considerada um caso confirmado. Isso acontece porque existem outras doenças, como a gripe comum, que têm sintomas muito parecidos com os da covid-19. É importante repetir o teste depois de alguns dias para garantir que o resultado é realmente negativo.
Caso descartado
Um caso suspeito de covid-19 é descartado quando o teste for negativo. Porém, algumas pessoas podem ter testes negativos mesmo estando infectadas com o vírus. Isso pode acontecer, por exemplo, porque a pessoa não fez o teste no período mais indicado. Por isso, quando os sintomas do doente são muito característicos da covid-19, é preciso repetir o teste para confirmar o resultado negativo.
Caso suspeito
Um caso é considerado suspeito quando a pessoa teve contato próximo com um caso confirmado ou tem sintomas característicos da covid-19. Para confirmar ou descartar o caso, é preciso fazer um teste específico para detectar a doença.
Cepa
Conjunto de novas variantes de um vírus que conservam estruturas parecidas. Os vírus, com o tempo, passam por mudanças que alteram suas estruturas, dando origem ao que chamamos de "variantes". Essas variantes alteram o modo como o vírus se multiplica ou produz sintomas nas pessoas, tornando o vírus mais ou menos capaz de ser transmitido de uma pessoa a outra.
Crescimento exponencial
Padrão matemático que descreve um aumento muito rápido de algo que pode ser medido em um tempo curto. Na prática, o crescimento exponencial em uma epidemia indica que o vírus ou bactéria está se espalhando de forma muito rápida entre as pessoas. Assim, o número de novos casos aumenta muito a cada dia.
Emergência de saúde pública
Situação que pede medidas urgentes para prevenir, controlar e reduzir riscos e danos à saúde pública no caso de surtos e epidemias ou desastres. A partir da declaração de emergência de saúde pública, os governos podem realizar ações extras para controlar a doença, como fechar o comércio e aumentar os investimentos em saúde.