O Laboratório de Hepatites Virais (LAHEP) é um laboratório de referência nacional para diagnosticar hepatites causadas por vírus. Ele ajuda o Ministério da Saúde e outros laboratórios regionais na vigilância de infecções causadas pelos vírus das hepatites A, B, C, D e E. As atividades incluem realizar testes específicos para cada um dos cinco vírus, esclarecer resultados que não são claros e sequenciar o material genético do vírus para entender surtos e identificar as variantes dos vírus que circulam no país.
O LAHEP também se destaca por oferecer serviços de atendimento a pacientes no Ambulatório de Hepatites Virais. O laboratório ajuda a diagnosticar casos agudos de hepatite e atende gestantes com hepatite viral, em colaboração com a rede Municipal de Saúde. A hepatite B (HBV) é transmitida pelo contato com sangue contaminado, como ao compartilhar agulhas ou seringas, usar objetos cortantes contaminados (como em tatuagens ou piercings), e principalmente por relações sexuais sem proteção com uma pessoa infectada. A transmissão de mãe para filho também é comum e tem um alto risco de se tornar doença crônica (70% a 90%), especialmente em recém-nascidos de mães com o vírus ativo (com HBeAg positivo e/ou HBV DNA acima de 10.000). A hepatite B pode ser aguda ou crônica. A forma aguda é temporária, dura alguns meses, e a pessoa pode se curar completamente. Já na forma crônica, a infecção não desaparece, continua no corpo por muitos anos, ou até pela vida toda, podendo causar problemas mais graves no fígado, como câncer.
Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece vacina contra a hepatite B de graça em qualquer posto de saúde. Para evitar a doença, basta tomar as três doses da vacina, usar camisinha em todas as relações sexuais e não compartilhar objetos pessoais, como lâminas de barbear, escovas de dente, material de manicure, agulhas para uso de drogas, ou para fazer tatuagens e colocar piercings.
Marcadores realizados :HBsAg; anti-HBs; anti-HBc IgG(total); anti-HBc IgM, HBeAg; anti-HBe; HBV-DNA quantitativo; Produto Final: Resultado de exame em material biológico.