![]() |
TESES E DISSERTAÇÕES
Confira as teses e dissertações produzidas no Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz):
2014
Dissertações de Mestrado
Daiana Rangel de Oliveira 2014. Mestrado acadêmico. Estresse psicossocial no trabalho e satisfação profissisonal em enfermeiros. Orientador(es): Lucia Rotenberg e Rosane Harter Griep.Teses de Doutorado
Adenilda Teixeira Arruda 2014. Doutorado. O Trabalho Noturno e o Sofrimento Psíquico de Profissionais de Saúde em Dois Hospitais de Manaus. Orientador(es): Lucia Rotenberg e Rosane Harter Griep.2013
Dissertações de Mestrado
Bartira dos Reis Rocha Cezar 2013. Mestrado acadêmico. Corpo, Sexualidade, Gênero e as Mediações Culturais em revistas femininas juvenis: possibilidades de uso para o ensino não-formal. Orientador(es): Eliane Portes Vargas.
Joyce Frade Alves do Amaral 2013. Mestrado acadêmico. A identidade da área de ensino de ciências e matemática: reflexões a partir dos seus programas de pós-graduação centrados nas biociências e ou saúde. Orientador(es): Evelyse dos Santos Lemos.
Patricia Passaro da Silva Toledo 2013. Mestrado acadêmico. Diversidade Sexual: problematizando as identidades na experiência escolar a partir do ensino em saúde.. Orientador(es): Eliane Portes Vargas.
Tese de Doutorado
Audrey Vidal Pereira 2013. Doutorado. Os tempos e as relações de gênero: o cotidiano de enfermeiras e enfermeiros a partir do tempo de trabalho no hospital. Orientador(es): Lucia Rotenberg.
2012
Dissertações do Mestrado
A visão de estudantes sobre drogas: Subsídios para ações orientadas pela redução de danos
Autora: Mariana Adade Pampolha da Silva. Orientadora: Simone Souza Monteiro
Potencialidades e Limites do Ensino das Doenças Sexualmente Transmissíveis: um estudo qualitativo na perspectiva socioantropológica
Autora: Roberta Ribeiro de Cicco. Orientadora: Eliane Portes Vargas
2011
Teses de Doutorado
Capacidade funcional de idosos hipertensos e/ou diabéticos em Belém: implicações para a Enfermagem. Aluna: Maria Izabel Penha de Oliveira Santos. Orientadora: Rosane Harter Griep.
Alfabetização Científica para alunos de ensino médio em encontros científicos da área de Biociências: Reflexões à Luz da Teoria da Aprendizagem Significativa Subversiva. Aluna: Michele Marques Longo. Orientadores: Evelyse dos Santos Lemos e Mauricio Roberto Motta Pinto da Luz.
Biomonitoramento das Águas: Estratégias para Prática de Ensino. Aluno: Riccardo Mugnai. Orientadores: Julio Vianna Barbosa e Darcilio Fernandes Baptista.
Dissertações de Mestrado
Doença: decifrando este enigma - desenvolvimento de um tema complementar à disciplina Biologia no ensino médio. Aluno: Carlos Alberto Vasconcelos Freitas. Orientadores: Julio Vianna Barbosa e Elizabeth Ferreira Rangel.
Condicionantes do Diagnóstico Tardio do Câncer de Colo de Útero na Perspectiva de Mulheres Atendidas no Inca: contribuições da abordagem qualitativa. Aluna: Gabriela Rangel de Moura Santos. Orientadora: Eliane Portes Vargas.
O ensino e a aprendizagem significativa da célula no contexto da disciplina Biologia do primeiro ano do Ensino Médio em uma escola pública do Rio de Janeiro. Aluna: Karla Maria Castello Branco da Cunha. Orientadoras: Evelyse dos Santos Lemos e Rosane Moreira Silva de Meirelles.
Avaliação das qualidades psicométricas da versão brasileira do Índice de Capacidade para o Trabalho. Aluno: Sérgio Henrique Almeida da Silva Júnior. Orientadora: Rosane Harter Griep.
Imunostase - Uma atividade lúdica para o ensino de Imunologia. Aluna: Viviane Abreu de Andrade. Orientador: Julio Vianna Barbosa.
2010
Tese de Doutorado
A construção do sentido da terminologia da hanseníase pela população atendida em unidades de saúde do Rio de Janeiro. Aluna: Adriana Kelly dos Santos. Orientadora: Simone Souza Monteiro.
Dissertações de Mestrado
Mulheres no Voltante - Uma análise de gênero, saúde e trabalho em mulheres motoristas urbanos na cidade do Rio de Janeiro. Aluna: Danielle Vellozo. Orientadora: Lúcia Rotenberg.
Mulher, trabalho e família: reflexões sobre o cotidiano de mulheres submetidas a horários de trabalho não usuais. Aluna: Flaviany Ribeiro da Silva. Orientadora: Lúcia Rotenberg.
Jovens Multiplicadores de um Programa de Prevenção de DST/Aids no estado do Rio de Janeiro: uma análise da experiência da educação entre pares. Aluna: Rosângela de Fátima Campos Rosa. Orientadora: Simone Souza Monteiro.
Estudo das percepções de estudantes da rede pública e da helmintofauna associada aos caramujos africano Achatina fulica em Barra do Piraí, RJ, subsídios para uma intervenção educativa. Aluna: Zilene Moreira Pereira. Orientadoras: Simone Souza Monteiro e Silvana Aparecida Rogel Carvalho Thiengo.
A evolução da aprendizagem significativa da biomecânica em um contexto de formação inicial de professores de Educação Física. Aluna: Rachel Saraiva Belmont. Orientadora: Evelyse dos Santos Lemos.
2008
Tese de Doutorado
Conhecimentos, atitudes e práticas acerca do rastreamento do câncer de próstata entre homens de comunidade de Juiz de Fora, MG. Aluna: Elenir Pereira de Paiva. Orientadora: Rosane Harter Griep.
Dissertações de Mestrado
Avaliação de materiais educativos sobre prevenção e controle de parasitoses intestinais em comunidades situadas no campus da Fiocruz, em Jacarepaguá, RJ. Aluna: Marceli Fernandes Gusmão. Orientador: Júlio Vianna Barbosa.
Turno de trabalho e automedicação entre trabalhadores de enfermagem de hospitais públicos no Rio de Janeiro. Aluna: Aline de Abreu Reis. Orientadora: Rosane Harter Griep.
A contribuição da visita ao Museu da Vida para a formação de concepções sobre saúde: uma experiência com jovens do projeto ciência e sociedade. Aluna: Vânia da Rocha. Orientadoras: Evelyse dos Santos Lemos e Virgínia Schall.
2007
Dissertações de Mestrado
Apoio social e rastreamento de câncer uterino e de mama entre trabalhadoras de enfermagem. Aluna: Isis Teixeira e Silva. Orientadora: Rosane Harter Griep.
Caramujo Africano (Achatina Fulica): os discursos da mídia e os conhecimentos e práticas de controle por parte dos agentes comunitários de saúde e moradores de Inhoaíba, Rio de Janeiro. Aluna: Maria Fernanda Furtado Boaventura. Orientadora: Silvana Thiengo e Simone Monteiro.
2006
Tese de Doutorado
Construção de um modelo de avaliação das ações de prevenção das DST/Aids: Um estudo de caso no município do Rio de Janeiro. Aluna: Marly Cruz. Orientadoras: Simone Monteiro e Elizabeth Moreira
Dissertações de Mestrado
Formação continuada em pediculose: Quando o piolho invade a aula e o professor afasta o aluno. Aluna: Edinéa Jerônimo dos Santos de Souza Andrade. Orientador: Júlio Vianna Barbosa.
Educação em Saúde: Informação versus mudança de comportamento. Aluna: Pércide Verônica da Silva Cunha. Orientador: Júlio Viana Barbosa.
Ambiente e organização do trabalho docente em escolas municipais do Rio de Janeiro: Um estudo exploratório sob o ponto de vista da saúde. Aluno: Roberto Adão. Orientadora: Lúcia Rotenberg.
Prevenção da Esquistossomose no contexto escolar: Avaliação de um jogo educativo em Sumidouro, RJ. Aluna: Tatiana Figueiredo de Oliveira. Orientadora: Simone Monteiro.
Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220
| INTRANET IOC
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360