Publicada em: 01/08/2013 às 14:50 |
Imagens de crianças, ciências e cientistas na divulgação científica para o público infantil Dissertação (Mestrado) - 2012 Autor: Cristiane Cardoso Bueno Programa de Pós-Graduação em Divulgação Científica e Cultural, IEL/Labjor – Universidade Estadual de Campinas Resumo Experiências educacionais e diversos estudos vêm mostrando que o público infantil tem grande capacidade e interesse em lidar com temas de ciência. Diversas revistas e suplementos infantis trazem frequentemente temas ligados à ciência para seu público, que cada vez mais se familiariza com eles. Porém, um olhar mais atento revela um verdadeiro jogo de imagens na divulgação científica para o público infantil: imagens de ciência, de cientistas e de crianças. A imagem que esses veículos fazem de seu público, da ciência e dos cientistas diz muito sobre o modelo de divulgação científica adotado e sua análise pode problematizar a divulgação de ciência como um todo, inclusive para adultos, feita hoje no Brasil. O objetivo desse estudo é analisar matérias jornalísticas sobre ciências em revistas e suplementos voltados ao público infantil, averiguando, com o apoio da Análise do Discurso, a imagem que esses veículos têm de seu público, de ciência e de cientistas, e analisando como isso afeta a divulgação científica que praticam, os efeitos de sentido que produzem e como isso pode repercutir na sociedade. |