Monografia (Especialização) - 2010
Autor: Henrique Eldinias de Carvalho
Curso de Especialização em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde
Resumo:
Esta pesquisa analisa como a imprensa do Rio de Janeiro e São Paulo repercutiu acerca do documentário Estamira (Marcos Prado, 2006). Também trabalha com uma decomposição fílmica para alcançar formações discursivas sobre os elementos dos corpus de análise. Os jornais diários O Globo e Folha de São Paulo foram escolhidos para análise por sua influência que, atualmente, possuem no jornalismo brasileiro. Nesta amostra, coletada no período entre julho de 2004 até julho de 2007, todos os textos referentes ao documentário – um total de 18 - foram reunidos e analisados para esta monografia. Entre os resultados, os que ganharam mais
evidência: foram os fatores estressantes na história de vida de Estamira como possível causa de seus distúrbios mentais, os sintomas da doença mental e sucessivas tentativas de diagnóstico por parte dos jornais. O documentário se mostra mais compromissado com informações de utilidade pública, de divulgação científica, que os jornais diários analisados.
Clique aqui para baixar o arquivo completo em PDF.
Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro CEP: 21.045-900 - nestudos@fiocruz.br
Realização: Museu da Vida / Casa de Oswaldo Cruz / Fundação Oswaldo Cruz - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Universidade Federal de Minas Gerais.
Apoio: CNPq