Fiocruz se solidariza à UFRJ em tragédia anunciada do Museu Nacional
“Este lamentável episódio do incêndio do Museu Nacional nos remete à reflexão sobre as condições que afetam as políticas públicas de preservação do patrimônio histórico, da cultura, da educação e da ciência mas, além disso, o setor público como um todo”, diz a nota, ao lamentar o incêndio na instituição de pesquisa mais antiga do Brasil, parceira da Fiocruz em diversos momentos.
Na Fiocruz, Bachelet defende saúde como direito de todos
Maior evento de saúde da América Latina, o 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, o Abrascão, aconteceu pela primeira vez na sede Fiocruz e reuniu cerca de 8 mil pesquisadores, estudantes, profissionais e integrantes de movimentos sociais. Entre os convidados internacionais do evento, destacaram-se a ex-presidente do Chile e atual Alta Comissária de Direitos Humanos da ONU, Michelle Bachelet, e o epidemiologista social Michael Marmot. Confira a cobertura completa do evento.
Zika e gripe são temas de encontro da parceria Brasil-China
Pesquisadores chineses estiveram na Fiocruz para apresentar suas pesquisas, inovações e campos de estudos na área da infectologia para cientistas brasileiros. Entre os avanços, foram apresentados estudos sobre possíveis vacinas e métodos de diagnósticos rápidos para zika, que precisam da parceria da Fiocruz para serem testados em pacientes no Brasil. O evento foi organizado pela Fiocruz e pela Academia Chinesa de Ciências e marcou mais um passo da cooperação científica entre os dois países, que teve início em 2017.
Em parceria com Fiocruz, evento debaterá tecnologia e inovação na Agenda 2030
Série de Conferências Globais sobre Tecnologia e Inovação Sustentável (G-STIC) acontece em novembro, em Bruxelas (Bélgica), e terá pela primeira vez a Fiocruz como uma das anfitriãs e responsável pelo eixo temático da saúde. O evento aposta na tecnologia e na inovação para acelerar a implementação dos objetivos da ONU.
Entrevista: Compartilhar pesquisas em saúde
A cultura do compartilhamento está presente em quase todos os aspectos da nossa vida hoje. Recorremos à comunidade online para trocar receitas, encontrar um restaurante ou consertar um carro. A pesquisa em saúde, no entanto, ainda utiliza pouco esse recurso. Trudie Lang dirige uma plataforma global que busca mudar esse quadro.
Descoberta a rota da chegada do vírus zika ao Brasil
Segundo estudo, que preenche uma lacuna sobre o tema, o vírus zika, originário da Polinésia Francesa, não veio de lá diretamente para o Brasil. Antes ele migrou para a Oceania, depois para a Ilha de Páscoa - de onde foi para a região da América Central e Caribe- e só então chegou ao Brasil, no final de 2013.
Artigo propõe conceito de Países em Desenvolvimento Inovadores
O uso do conceito para definir um grupo de nações com programas científicos de impacto seria uma alternativa à tradicional segmentação de países entre industrializados, em desenvolvimento e subdesenvolvidos. O estudo foi realizado com base nas redes de colaboração em pesquisa sobre zika e ebola e publicado na PLOS Neglected Tropical Diseases.
Agenda 2030: Fiocruz e Academia Brasileira de Ciências estabelecem parceria
A Academia é representante da comunidade científica na Comissão Nacional para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os ex-presidentes da Fundação Paulo Buss e Paulo Gadelha foram convidados para compor o grupo que irá acompanhar e coordenar as ações da ABC em relação à Agenda 2030.
Fundação passa a integrar Consórcio Internacional para Medicina Personalizada
A Fiocruz é a primeira instituição latino-americana a integrar o consórcio, que reúne mais de 30 órgãos de financiamento e pesquisa em saúde públicos e privados de países europeus e parceiros.
Pesquisadora do INI é eleita para Conselho da International Aids Society
Beatriz Grinsztejn, chefe do laboratório de Pesquisa Clínica em DST e Aids, do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), tomou posse como conselheira para a América Latina e Caribe na International Aids Society.
INI abre inscrições para especialização em infectologia para médicos estrangeiros
Com coordenação de Alberto dos Santos de Lemos, o curso pretende formar médicos especialistas capazes de atuar em seus países de origem nos campos de prevenção e controle, diagnóstico, tratamento, reabilitação, avaliação e formulação de políticas públicas na área da Infectologia. Inscrições estão abertas até o dia 26 de outubro.
Câmara Técnica de Cooperação Internacional reúne 25 unidades da Fundação
A 11ª reunião reuniu 38 participantes, representando unidades Técnico Científicas, além da Presidência e Vice-Presidências da Fiocruz.