Fiocruz e Cepal assinam acordo de cooperação internacional
Documento firmado no Chile em abril objetiva cumprimento da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e prevê a colaboração entre as instituições em iniciativas que articulem desenvolvimento socioeconômico e saúde.
"Combate às desigualdades sociais é indispensável para Agenda 2030", diz presidente da Fiocruz
Declaração de Nísia Trindade Lima aconteceu no Fórum dos Países da América Latina e do Caribe sobre Desenvolvimento Sustentável. Organizado pela Cepal e pelo governo do México, o encontro reuniu representantes de 28 países da América Latina e do Caribe.
Artigo: "Implementação da Agenda parece entrar em conflito com as políticas de austeridade fiscal", diz pesquisador
Em artigo, Rômulo Paes, pesquisador do Instituto René Rachou (Fiocruz Minas) e ex-diretor do Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (Centro RIO+) da ONU, faz balanço de Fórum da Cepal. Segundo ele, "prestígio da Fiocruz têm muito a contribuir na compreensão e construção de soluções para os grandes desafios de implementação da agenda na região".
Oficina debate impactos sociais do zika dois anos após epidemia
Mais de dois anos depois da epidemia no Brasil, seminário discute questões como situação vivida por famílias das crianças afetadas pelo vírus, invisibilidade social e direitos reprodutivos das mulheres.
Vacina contra o vírus zika será testada em Minas Gerais
Pesquisadores do Hospital das Clínicas da UFMG, da Universidade George Washington (EUA) e da Fiocruz Minas participam de grande estudo clínico de vacina contra a infecção por zika em Belo Horizonte.
Lancet HIV destaca os resultados do PrEP Brasil
O PrEP Brasil, estudo de demonstração do uso da Profilaxia Pré Exposição ao HIV, foi tema de editorial e artigo publicados em um dos mais prestigiosos periódicos científicos internacionais, o Lancet HIV.
Fiocruz e Opas reafirmam colaboração em prol da saúde
Colaboração estratégica, conceito ampliado de saúde e instalação de uma comissão de saúde foram os principais assuntos de encontro entre a diretora geral da Opas, Carissa Etienne, e a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, em Brasília;
Matrizes alternativas de água é tema de pesquisa conjunta com a Austrália
No início do mês de abril, a Fiocruz recebeu pesquisadores da Organização de Pesquisa da Comunidade Científica e Industrial (CSIRO, sigla em inglês), da Austrália, para dar início a um processo de trabalho conjunto em linhas de pesquisas que abordam as matrizes alternativas de água e os riscos de saúde. A ação é resultado do convênio firmado por ambas as instituições em 2017.