Princípios de segurança para manuseio de produtos químicos


NuBio


    As informações a seguir devem ser consideradas relevantes para a segurança e a saúde de trabalhadores envolvidos com produtos químicos.

-  Todo laboratório deve possuir a identificação do responsável e do telefone de contato afixada na porta de acesso ao mesmo.

-  Os laboratórios dem possuir equipamentos para combate e prevenção de incêndio, tais como: caixas de areia, extintores de incêndio dos tipos: CO2 e pó químico, que deverão ficar em lugares de livre acesso.

-  Tomar conhecimento dos riscos associados aos produtos químicos a serem usados, observar e providenciar os cuidados apropriados antes de começar a trabalhar. Estar familiarizado com os sintomas da exposição aos produtos químicos com os quais trabalha e observar as normas de segurança necessárias ao manuseá-los.

-  Saber a localização dos equipamentos de emergência, tais como alarmes, extintores de incêndios, lava-olhos, chuveiros e saber como usá-los corretamente.

-  Saber usar os extintores antes que o incêndio aconteça.

-  Nunca manusear produtos sem estar usando o equipamento de segurança adequado para cada caso.

-  Nunca fazer improvisações.

-  Não desviar jamais a atenção do colega de trabalho enquanto ele estiver manipulando produto químico perigoso.

-  Usar somente produtos químicos perigosos com propósitos específicos.

-  A utilização de qualquer material que venha a prejudicar ou colocar em perigo a vida, ou a saúde dos usuários do ambiente, ou que causem incomodo, deve ser discutida ou comunicada ao responsável do laboratório, o qual autorizará e orientará o evento sob condições de segurança.

-  Ficar atento às condições de falta de segurança e, se for o caso, implementar ações corretivas.

-  Prender cabelos longos, e usar os equipamento de proteção individual - EPI (óculos, máscaras, luvas, capa, botas, etc). Usar proteção para os olhos, face e mãos quando necessário. Usar equipamentos de segurança adequados, para se proteger de exposição a gases, vapores e aerossóis. Usar jaleco de algodão com mangas compridas.

-  As lentes de contato podem reter contaminantes na superfície do olho e impedem o fluxo de limpeza natural. Não devem ser usadas no laboratório quando existe o risco de vapores ou respingos, a menos que os óculos de grau não possam ser usados por razões médicas. Neste caso o supervisor ou responsável pelo laboratório deve ser informado tomando as decisões cabíveis de forma a minimizar os riscos. Os óculos de grau não seguem as especificações de segurança para óculos de laboratório e devem ser cobertos com óculos de segurança.

-  Não usar bermudas, saias ou calçados abertos.

-  Observar a vida útil e a especificação dos EPI´s e substituí-los sempre que necessário.

-  Não fumar, não comer, não beber ou maquiar-se no laboratório. Isto inclui não guardar alimentos e/ou bebida na geladeira ou freezer do laboratório.

-  Evitar trabalhar sozinho, e fora das horas de trabalho convencionais.

-  Nunca pipetar com a boca; utilize pêras de sucção, trompas de vácuo ou bombas especiais.

-  Usar luvas de isolamento térmico ao manipular material quente.

-  Verificar se o sistema de exaustão funciona perfeitamente.

-  Inspecionar, periodicamente, os equipamentos de segurança, vidrarias e instalações, em busca de vazamentos, rachaduras, furos, etc, antes de trabalhar com produtos químicos perigosos.

-  Certificar-se da tensão de trabalho da aparelhagem antes de conectá-la a rede elétrica. Quando não estiver em uso, os aparelhos devem permanecer desconectados.

-  Manter recipientes separados para vidrarias contaminadas e descontaminadas.

-  A quantidade de reagentes armazenados em cada laboratório deve ser limitada a critério do responsável pelo laboratório. Nunca armazenar produtos químicos em locais impróprios.

-  Não cheirar nem provar produtos químicos perigosos.

-  Não retornar reagentes aos frascos originais, mesmo que não tenham sido usados. Evitar circular com eles pelo laboratório.

-  Manter o local de trabalho limpo e desobstruído. Limpar a bancada e o piso, após cada serviço.

-  Realizar os trabalhos dentro de capelas ou locais bem ventilados.

-  Limpar, imediatamente, quaisquer derramamentos acidentais de produtos químicos, seguindo as orientações do chefe do laboratório.

-  Não jogar material insolúvel nas pias (sílica, carvão ativo, etc). Usar um frasco de resíduo apropriado.

-  Não jogar resíduos de solventes nas pias. Resíduos de reações devem ser antes inativados, depois armazenados em frascos adequados. Nunca jogar no lixo restos de reações.

-  Qualquer danificação ou defeito com necessidade de reparo, que envolva aspectos de segurança devem ser comunicados imediatamente.

-  Em caso de incêndio, manter a calma, desligar os aparelhos próximos, iniciar o combate ao fogo, isolar os inflamáveis, chame os Bombeiros.

-  Nunca entrar em locais de acidentes sem uma máscara contra gases.

-  Em caso de acidente (por contato ou ingestão de produtos químicos) procurar assistência médica indicando o produto utilizado. Se atingir os olhos, abrir bem as pálpebras e lavar com bastante água. Atingindo outras partes do corpo, retirar a roupa impregnada e lavar a pele com bastante água.

-  Comunicar qualquer acidente e incidente ao chefe do laboratório e a seguir registrá-los.

-  Lavar as mãos após a manipulação de produtos químicos perigosos, antes de sair do laboratório e antes de comer ou beber.

-  Não transportar produtos químicos de maneira insegura, principalmente em recipientes de vidro e entre aglomerações de pessoas.

vManter desbloqueadas as saídas e os acessos aos equipamentos de emergências.

-  Ao sair do laboratório, o último desliga tudo, e verificando se tudo está em ordem.


    Referências Bibliográficas

Assumpção, J.C. Manipulação e estocagem de Produtos Químicos e Materiais Radioativos. In: Oda, L.M. & Avila, S.M. (orgs.). Biossegurança em Laboratórios de Saúde Pública. Ed. M.S., 1998. p. 77-103. ISBN: 85-85471-11-5