FONTES DE INFORMAÇÃO
Consulta - Acervo ENSP
Consulta - Teses e Dissertações
Consulta - Teses em Saúde Pública
Consulta - Periódicos
BVS Saúde Pública
BV Sérgio Arouca
E mais...
SERVIÇOS
Visitas e Treinamentos
Levantamento Bibliográfico
Comutação
Catalogação na Fonte
Acesso Remoto Periódicos Capes
Empréstimo Pessoal
Empréstimo entre Bibliotecas
Solicitação de Cópias
UTILIDADES
Gerenciador de Referências Bibliográficas
Normalização
Conveniências no local
Formulário de Inscrição
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
Notícias
Como chegar
Nossa equipe
Perguntas freqüentes
Fale Conosco
Mapa do sítio
A publicação do livro Trabalho e Educação em Saúde no Mercosul, produzido em uma parceria do Instituto de Medicina Social (IMS/Uerj) com a Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz (Ensp), aborda a formação em saúde, a regulação do exercício profissional, a dinâmica dos mercados de trabalho e as novas formas da organização do trabalho e da produção. O contexto atual das políticas de gestão do trabalho e da educação em saúde no âmbito do Mercosul também são assuntos de destaque. O livro partiu de uma iniciativa do Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde do Ministério da Saúde, que tem a função de coordenar o Fórum Permanente do Trabalho no Mercosul. Em entrevista ao Informe Ensp, a diretora de Regulamentação e Gestão do Trabalho da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde do Ministério da Saúde e pesquisadora da Ensp, Maria Helena Machado, fala do livro que terá lançamento em maio.
Qual a motivação para a produção de Trabalho e educação em saúde no Mercosul?
Maria Helena Machado: Para nós, a principal motivação para a elaboração do livro foi a necessidade de obter um material mais novo, mais atualizado sobre o Mercosul, entendendo que há na área de recursos humanos, da gestão do trabalho e educação uma enorme carência de informações nos países do Mercosul, incluindo o Brasil. Em outro momento, produzimos dados sobre o Mercosul, mas eles já estavam ultrapassados. A principal razão foi atualizar os nossos dados.
Como se deu a participação da Ensp na produção?
Maria Helena: A participação da Ensp foi decisiva porque permitiu a construção, a edição e a documentação de todo o material. Além disso, podemos congregar outros profissionais da área, como uma importante parceria com Mónica C. Abramzón, da Universidade de Buenos Aires, e Célia Regina Pierontoni, do Instituto de Medicina Social. Outro destaque de participação do livro é José Roberto, da Presidência da Fiocruz, que nos ajudou em relação à área internacional e a escrever o livro. A perspectiva de publicação abre toda uma linha de trabalho, pesquisa, investigação, produção científica e capacitação para o Mercosul. Eu diria que ele é um marco para nós da área de gestão do trabalho e educação.
O Brasil tem desenvolvido várias iniciativas na área da gestão do trabalho em
saúde. O que pode ser destacado?
Maria Helena: A Secretaria de Gestão do Trabalho desenvolve toda uma política na área da educação e na área do trabalho, e o Núcleo de Recursos Humanos da Ensp também vem trabalhando muito, fazendo diversas parcerias. Podemos citar o ProgeSUS e sua política de qualificação da gestão do trabalho, o mestrado profissional voltado para a qualificação desse trabalho, o curso de aperfeiçoamento em Negociação do Trabalho no SUS e toda a parte de negociação desse trabalho da gestão em saúde. Além do ProgeSUS, o ineditismo de ter um curso que vem formar quadros numerosos de negociadores no país, por meio da educação a distância, também é destaque. Este é um curso que tem a chancela do presidente da República, que enviou uma carta para a coordenação do curso elogiando a iniciativa da Ensp e do Ministério da Saúde. Também acho importante destacar o apoio que recebemos da direção da Ensp, seus pesquisadores e também do Ministério da Saúde.
Quando será o lançamento da coletânea?
Maria Helena: O livro ainda não foi lançado, mas pretendemos fazer isso no mês de maio. Estamos precisando encontrar as agendas de maneira que incluam a direção da Ensp, a Secretaria de Gestão do Trabalho do Ministério da Saúde e os organizadores do livro. A obra será distribuída em todo país e ficará ao alcance de todos os interessados, principalmente dos profissionais que trabalham na área da gestão.
Saiba mais aqui
Fonte: Portal Fiocruz
Rua Leopoldo Bulhões, 1480 - Manguinhos - RJ - Brasil - CEP 21041-210 | Tel: (21) 2598-2501 ramais 2504, 2669 e 2648 - Fax: (21) 2290-4925 | e-mail: bvsensp@icict.fiocruz.br | Horário de funcionamento: De 2ª a 6ª-feira das 8h às 17h