FONTES DE INFORMAÇÃO
Consulta - Acervo ENSP
Consulta - Teses e Dissertações
Consulta - Teses em Saúde Pública
Consulta - Periódicos
BVS Saúde Pública
BV Sérgio Arouca
E mais...
SERVIÇOS
Visitas e Treinamentos
Levantamento Bibliográfico
Comutação
Catalogação na Fonte
Acesso Remoto Periódicos Capes
Empréstimo Pessoal
Empréstimo entre Bibliotecas
Solicitação de Cópias
UTILIDADES
Gerenciador de Referências Bibliográficas
Normalização
Conveniências no local
Formulário de Inscrição
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
Notícias
Como chegar
Nossa equipe
Perguntas freqüentes
Fale Conosco
Mapa do sítio
A submissão de resumos para o Congresso Regional de Informação em Ciências da Saúde, o Crics8, já pode ser realizada no espaço virtual do evento (www.crics8.org). Os interessados devem consultar os eixos temáticos e seus sub-temas para melhor submeter suas pesquisas. O prazo máximo para submissão de resumos termina no dia nove de junho, às 24h, e os trabalhos aprovados serão expostos na modalidade pôster. A interdisciplinaridade é característica marcante nesta edição do Congresso, o que explicita a amplitude e transversalidade do
conceito saúde e, conseqüentemente, as inúmeras perspectivas teórico-metodológicas e práticas que se abrem para leituras de informação científica e seu potencial de inovação no campo. Conheça os eixos temáticos do Crics8, sediado no Rio de Janeiro, de 16 a 19 de setembro.
Políticas e programas em informação e comunicação científica
O papel das políticas e programas em informação e comunicação científica serão abordados durante o Crics8. A intenção é debater os desafios para a inserção dos países em desenvolvimento no fluxo global da informação científica. As políticas públicas, a cooperação internacional, a infra-estrutura de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), a regulação em saúde, o Acesso Livre, fontes de financiamento à pesquisa, a formação de acervos, o governo eletrônico, a acessibilidade e a governança são alguns dos temas que devem iluminar o papel chave da informação no âmbito dos sistemas nacionais de ciência, tecnologias e
inovação em saúde (SNCT&IS).
Conhecimento, Inclusão Social e Democracia
Como informação científica pode contribuir para a inclusão social e para a democracia? Até que ponto a informação pode tensionar as barreiras que ainda excluem e marginalizam setores da sociedade? Tais perguntas norteiam este eixo que visa debater as políticas de informação e comunicação para estimular novos produtores de conhecimento e para incorporá-los ao estoque de conhecimento de uma nação. Outro apontamento do eixo é a articulação entre a comunicação e a informação em redes sociais da saúde, bem como a memória social e o patrimônio cultural da saúde, a ética e a informação em saúde e a geografia do conhecimento
em níveis locais e globais.
Informação, Comunicação e Formação de Competências em Saúde
A formação de competências em informação e comunicação em saúde tem se apresentado como um diferencial para a pesquisa em saúde e para a tomada de decisão. Este eixo tratará da articulação entre a informação e as práticas educativas em saúde, das competências informacionais em saúde, dos usos educativos dos estoques (ou acervos) de informação (educação informal), e das práticas em saúde baseadas em evidências.
O Estado da Arte em Comunicação Científica
Quando os modelos clássicos de comunicação científica já não acompanham os avanços tecnológicos e os novos arranjos da comunidade acadêmica, surgem inovações para atender a demanda da disseminação da produção científica. O eixo Estado da Arte em Comunicação trará para o centro do debate tais inovações como as políticas de Acesso Livre, os Repositórios Institucionais (RI), a terminologia em saúde, o uso crescente de espaços virtuais para produção do conhecimento. Bibliotecas e seus desafios atuais. A editoria científica, o copyright e os direitos autorais também serão descortinados neste espaço de discussão.
Informação, Conhecimento e Gestão das Organizações de Saúde
O que o passado nos ensina? Qual o papel das “Boas Práticas” na organização e gestão da informação nas organizações de saúde? Os sistemas de informação e monitoramento, os modelos de gestão hospitalar, os serviços de documentação e informação em saúde, fundamentais para a tomada de decisão de gestores e para a pesquisa, serão o foco deste eixo durante o Crics8.
Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) e Convergências no campo da Saúde
Metodologias utilizadas no Scielo, nas Bibliotecas Virtuais em Saúde, o e-Saúde e a TV Digital serão temas explorados neste eixo. Outras formas de interação, tais como a Educação a Distância e as oportunidades da telefonia móvel para a informação e comunicação científica, também estão contempladas no escopo deste debate junto a questões de interoperabilidade e convergência de mídias.
Conhecimento Científico em Saúde para o Desenvolvimento Social
Comemorando os avanços e mirando nos desafios deixados por Alma-Ata há trinta anos, este eixo temático do Crics8 contempla o debate sobre os determinantes sociais da saúde, o empoderamento, a promoção da saúde, a governança, a educação informal, a alfabetização informacional, entre outros, para avançar no desenvolvimento social dos países por meio da saúde. As Metas do Milênio estabelecidas pela ONU e a eqüidade, a integralidade e a igualdade são palavras-chaves para este debate.
Rua Leopoldo Bulhões, 1480 - Manguinhos - RJ - Brasil - CEP 21041-210 | Tel: (21) 2598-2501 ramais 2504, 2669 e 2648 - Fax: (21) 2290-4925 | e-mail: bvsensp@icict.fiocruz.br | Horário de funcionamento: De 2ª a 6ª-feira das 8h às 17h