FONTES DE INFORMAÇÃO
Consulta - Acervo ENSP
Consulta - Teses e Dissertações
Consulta - Teses em Saúde Pública
Consulta - Periódicos
BVS Saúde Pública
BV Sérgio Arouca
E mais...
SERVIÇOS
Visitas e Treinamentos
Levantamento Bibliográfico
Comutação
Catalogação na Fonte
Acesso Remoto Periódicos Capes
Empréstimo Pessoal
Empréstimo entre Bibliotecas
Solicitação de Cópias
UTILIDADES
Gerenciador de Referências Bibliográficas
Normalização
Conveniências no local
Formulário de Inscrição
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2014
Notícias
2015
Como chegar
Nossa equipe
Perguntas freqüentes
Fale Conosco
Mapa do sítio
As vésperas de comemorar dois anos de lançamento, a Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde (Reciis) comemora o Qualis B4 conferido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a Capes, para as áreas das Ciências Sociais Aplicadas I, Interdisciplinar, Saúde Coletiva, Sociologia e Engenharias III. O Qualis é o conjunto de procedimentos utilizados pela Capes para estratificar a qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação publicada em periódicos de suas áreas de enquadramento.
A Reciis é a primeira revista da Fiocruz que já nasce em formato eletrônico e bilíngüe (inglês e português), medida adotada para democratizar o acesso à informação. Além das duas versões na internet, a Reciis é desenvolvida em acesso livre e tem caráter transnacional e interdisciplinar, o que levou a boa colocação pela Capes em um curto espaço de tempo. O Qualis B4 foi comemorado pelos profissionais do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), da Fiocruz, que já preparam a próxima edição a ser lançada em junho.
A iniciativa do governo de um país em desenvolvimento, como é o caso do Brasil, de arcar 100% com os custos de uma publicação científica é o diferencial da Reciis, segundo Carlos Saldanha, Editor Científico da revista. Normalmente, nas revistas internacionais que ocupam uma posição de destaque no mundo das ciências, os autores pagam para publicar seus artigos após terem sido avaliados pelos pares. Na Reciis, os custos para viabilizar a produção (avaliação pelos pares, tradução, copy desk, diagramação, custo com o DOI [Identificador de Objeto Digital] e distribuição on line) são financiados com recursos públicos, o que também estimula o aumento das submissões de artigos.
Para o Editor, que também é pesquisador do Icict, o reconhecimento da Capes em tão pouco tempo pode ser explicado pelo cumprimento das normas exigidas pelos Comitês Assessores que avaliaram a revista e pelo compromisso da revista em contribuir para a redução da desigualdade de acesso aos conhecimentos científicos sobre um setor prioritário nas sociedades contemporâneas. Está opção reflete o empenho do Icict de avançar na ampliação da política de acesso livre à informação.
Para a Reciis, a divulgação do Qualis repercute no interesse da comunidade acadêmica para com a publicação, aumentando o número de consultas, submissões e citações de artigos da revista, concorrendo para o aumento do volume e da densidade dos manuscritos publicados. Além de estar em acesso livre, a Reciis apresenta características que qualificam a publicação tais como a transparência no critério de avaliação e na composição do painel de pareceristas. Se em 2007, a revista foi lançada para ser semestral, dois anos mais tarde, a Reciis conta com quatro publicações ao ano, sendo divididas entre números correntes e temáticos.
O roteiro de avaliação pelos pares também está publicado na Internet, tudo para garantir o máximo
Rua Leopoldo Bulhões, 1480 - Manguinhos - RJ - Brasil - CEP 21041-210 | Tel: (21) 2598-2501 ramais 2504, 2669 e 2648 - Fax: (21) 2290-4925 | e-mail: bvsensp@icict.fiocruz.br | Horário de funcionamento: De 2ª a 6ª-feira das 8h às 17h