Fiocruz
Fundação Oswaldo Cruz
BUSCA NA BASE:

Carga de doença: excesso de peso e tabagismo são importantes fatores de risco

Estimar a Carga Global de Doença no Brasil, com foco no excesso de peso e tabagismo para o desenvolvimento de diabetes mellitus, foi o objetivo da tese de doutorado em Saúde Pública desenvolvida pela sanitarista da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Andréia Ferreira de Oliveira. O trabalho aponta que cerca de 10% do total de perda de anos de vida por morte prematura e incapacidades entre indivíduos acima de 30 anos são atribuíveis ao hábito de fumar. Além disso, a pesquisa também ressalta que, em 2013, a previsão é que o diabetes seja a primeira causa da perda de anos de vida por morte prematura e incapacidades no País. O estudo de Andréia, que resultou em quatro artigos acadêmicos, foi motivado pela ausência de estimativas da carga de doença atribuível a fatores de risco em pesquisa realizada pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz (Ensp) entre os anos 2000 e 2002. A pesquisa sobre Carga de Doença está disponível no sítio eletrônico da Escola.
 
A tese foi composta pelos artigos: 'Aspectos da Mortalidade Atribuível ao Tabaco: Uma Revisão Sistemática', 'Carga de Doença associada ao tabagismo no Estado do Rio de Janeiro (RJ), 2000', 'Carga Global de Doença devida e atribuível ao diabetes mellitus (DM) no Brasil' e 'Carga global do diabetes mellitus atribuível ao excesso de peso e obesidade no Brasil'. Três deles já foram publicados na Revista de Saúde Pública. O terceiro artigo já foi aceito pelo Caderno de Saúde Pública da Ensp e será publicado ainda em 2009.
 
Como resultados do estudo, Andréia destaca pontos relevantes em cada um dos quatro artigos. O primeiro aborda os métodos empregados para o cálculo da Mortalidade Atribuível ao Tabaco (MAT). “Nele, vimos que as doenças mais relacionadas com a MAT são o câncer de traquéia/brônquios/pulmão, a doença isquêmica do coração (DIC), Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e as doenças cerebrovasculares (DCV)”, afirma a sanitarista. O artigo sobre carga de doença associada ao tabagismo no Estado do Rio de Janeiro (RJ) no ano 2000 indicou que cerca de 11% do total de perda de anos de vida por morte prematura e incapacidades entre indivíduos acima de 30 anos foram atribuíveis ao hábito de fumar. A Carga Global de Doença devido e atribuível ao diabetes mellitus (DM) no Brasil é o tema do terceiro artigo, que apresentou resultados do Estudo de Carga Global de Doença, realizado no Brasil para o ano de 1998, com ênfase no DM e suas complicações. No quarto e último artigo, a pesquisa abordou a diabetes mellitus relacionada ao excesso de peso e obesidade, nos anos de 2002 e 2003, e usou faixa etária, sexo e nível de sobrepeso como parâmetros de análise.
 
Segundo a autora da pesquisa, a prevenção do tabagismo assim como a prevenção do excesso de peso são de fundamental importância para o País. "É preciso que sejam ampliadas as unidades livres do tabaco e o número de unidades de saúde credenciadas para o tratamento contra o tabagismo”, destaca Andréia, ao salientar que o estímulo aos hábitos saudáveis de vida tem que começar na infância.
 
Saiba mais aqui 
  
Fonte: ENSP

Rua Leopoldo Bulhões, 1480 - Manguinhos - RJ - Brasil - CEP 21041-210 | Tel: (21) 2598-2501 ramais 2504, 2669 e 2648 - Fax: (21) 2290-4925 | e-mail: bvsensp@icict.fiocruz.br | Horário de funcionamento: De 2ª a 6ª-feira das 8h às 17h