FONTES DE INFORMAÇÃO
Consulta - Acervo ENSP
Consulta - Teses e Dissertações
Consulta - Teses em Saúde Pública
Consulta - Periódicos
BVS Saúde Pública
BV Sérgio Arouca
E mais...
SERVIÇOS
Visitas e Treinamentos
Levantamento Bibliográfico
Comutação
Catalogação na Fonte
Acesso Remoto Periódicos Capes
Empréstimo Pessoal
Empréstimo entre Bibliotecas
Solicitação de Cópias
UTILIDADES
Gerenciador de Referências Bibliográficas
Normalização
Conveniências no local
Formulário de Inscrição
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
Notícias
Como chegar
Nossa equipe
Perguntas freqüentes
Fale Conosco
Mapa do sítio
Estimar a Carga Global de Doença no Brasil, com foco no excesso de peso e tabagismo para o desenvolvimento de diabetes mellitus, foi o objetivo da tese de doutorado em Saúde Pública desenvolvida pela sanitarista da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Andréia Ferreira de Oliveira. O trabalho aponta que cerca de 10% do total de perda de anos de vida por morte prematura e incapacidades entre indivíduos acima de 30 anos são atribuíveis ao hábito de fumar. Além disso, a pesquisa também ressalta que, em 2013, a previsão é que o diabetes seja a primeira causa da perda de anos de vida por morte prematura e incapacidades no País. O estudo de Andréia, que resultou em quatro artigos acadêmicos, foi motivado pela ausência de estimativas da carga de doença atribuível a fatores de risco em pesquisa realizada pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz (Ensp) entre os anos 2000 e 2002. A pesquisa sobre Carga de Doença está disponível no sítio eletrônico da Escola.
A tese foi composta pelos artigos: 'Aspectos da Mortalidade Atribuível ao Tabaco: Uma Revisão Sistemática', 'Carga de Doença associada ao tabagismo no Estado do Rio de Janeiro (RJ), 2000', 'Carga Global de Doença devida e atribuível ao diabetes mellitus (DM) no Brasil' e 'Carga global do diabetes mellitus atribuível ao excesso de peso e obesidade no Brasil'. Três deles já foram publicados na Revista de Saúde Pública. O terceiro artigo já foi aceito pelo Caderno de Saúde Pública da Ensp e será publicado ainda em 2009.
Como resultados do estudo, Andréia destaca pontos relevantes em cada um dos quatro artigos. O primeiro aborda os métodos empregados para o cálculo da Mortalidade Atribuível ao Tabaco (MAT). “Nele, vimos que as doenças mais relacionadas com a MAT são o câncer de traquéia/brônquios/pulmão, a doença isquêmica do coração (DIC), Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e as doenças cerebrovasculares (DCV)”, afirma a sanitarista. O artigo sobre carga de doença associada ao tabagismo no Estado do Rio de Janeiro (RJ) no ano 2000 indicou que cerca de 11% do total de perda de anos de vida por morte prematura e incapacidades entre indivíduos acima de 30 anos foram atribuíveis ao hábito de fumar. A Carga Global de Doença devido e atribuível ao diabetes mellitus (DM) no Brasil é o tema do terceiro artigo, que apresentou resultados do Estudo de Carga Global de Doença, realizado no Brasil para o ano de 1998, com ênfase no DM e suas complicações. No quarto e último artigo, a pesquisa abordou a diabetes mellitus relacionada ao excesso de peso e obesidade, nos anos de 2002 e 2003, e usou faixa etária, sexo e nível de sobrepeso como parâmetros de análise.
Segundo a autora da pesquisa, a prevenção do tabagismo assim como a prevenção do excesso de peso são de fundamental importância para o País. "É preciso que sejam ampliadas as unidades livres do tabaco e o número de unidades de saúde credenciadas para o tratamento contra o tabagismo”, destaca Andréia, ao salientar que o estímulo aos hábitos saudáveis de vida tem que começar na infância.
Saiba mais aqui
Fonte: ENSP
Rua Leopoldo Bulhões, 1480 - Manguinhos - RJ - Brasil - CEP 21041-210 | Tel: (21) 2598-2501 ramais 2504, 2669 e 2648 - Fax: (21) 2290-4925 | e-mail: bvsensp@icict.fiocruz.br | Horário de funcionamento: De 2ª a 6ª-feira das 8h às 17h