Fiocruz
Fundação Oswaldo Cruz
BUSCA NA BASE:

Atividade física restaura a sensibilidade de hormônios que controlam ansiedade

Pesquisa apresentada durante a 24ª Reunião Anual da Federação das Sociedades de Biologia Experimental (Fesbe), em Águas de Lindóia (SP), identificou que atividade física é capaz de restaurar a sensibilidade dos hormônios responsáveis pelo controle da saciedade, o que contribuiu para a redução da ingestão de alimentos e, conseqüentemente, na redução de do peso corporal. Coordenado por Eduardo Rochete Ropelle, da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Campinas (Unicamp) e do Instituto de Obesidade e Diabetes, o trabalho apresentou evidências de que mamíferos obesos apresentam falhas na transmissão de sinais em neurônios que controlam a saciedade, o que pode ser determinante para a prevalência da obesidade.

De acordo com Ropelle, o papel do exercício físico pode ir além da simples queima de calorias e pode causar uma melhora do sistema nervoso, o que contribui para o controle da saciedade e diminui o apetite. “Em outras palavras, é possível que a atividade física controle o outro lado da balança”, disse Ropelle em entrevista à Agência FAPESP.

Segundo o pesquisador, a pesquisa é um projeto paralelo ao seu doutorado intitulado “Caracterização da transmissão do sinal da insulina e da leptina no hipotálamo
de ratos com tumor de Walker 256”. A base do trabalho envolve dados sobre a ação de determinados hormônios sobre o cérebro, como a insulina e a leptina.

O sistema nervoso central é considerado a “caixa preta” do controle energético e, de acordo com Ropelle, várias evidências indicam que dietas ricas em ácidos graxos saturados causam problemas na transmissão de alguns hormônios, como insulina e leptina, no sistema nervoso central. “O que propomos é que, além de promover o gasto energético, o exercício físico também é capaz de modular esses hormônios no sistema nervoso central”, completa o pesquisador em entrevista à Agência Fapesp.

Leia mais

Fonte: Agência Fapesp

Rua Leopoldo Bulhões, 1480 - Manguinhos - RJ - Brasil - CEP 21041-210 | Tel: (21) 2598-2501 ramais 2504, 2669 e 2648 - Fax: (21) 2290-4925 | e-mail: bvsensp@icict.fiocruz.br | Horário de funcionamento: De 2ª a 6ª-feira das 8h às 17h