Fiocruz
Fundação Oswaldo Cruz
BUSCA NA BASE:

Estudo confirma ligação entre desenvolvimento cerebral na infância e convulsões na vida adulta

Uma forma de epilepsia parcial associada com alucinações sensoriais, especialmente auditivas, acaba de ser relacionada com uma interrupção no desenvolvimento cerebral durante a infância inicial. A descoberta vem de um estudo coordenado por pesquisadores do Beth Israel Deaconess Medical Center (BIDMC), nos Estados Unidos, e foi publicada dia 23 de agosto no site da revista Nature Medicine.

O trabalho é o primeiro a confirmar uma ligação genética entre o desenvolvimento cerebral na infância e um distúrbio com episódios de convulsões que permanece durante a vida adulta, além de identificar um novo caminho no amadurecimento dos circuitos neurais. A pesquisa foi centrada no desenvolvimento das sinapses, as conexões entre células cerebrais. Pesquisadores usaram camundongos modificados geneticamente e técnicas de análise de tecido cerebral por eletrofisiologia e observaram que uma forma mutante do gene LGI1 estava prejudicando o desenvolvimento normal do cérebro.

O artigo Arrested maturation of excitatory synapses in autosomal dominant lateral temporal lobe epilepsy, de Matthew Anderson e outros, pode ser lido por assinantes da Nature em www.nature.com.

Fonte: Agência Fapesp

Leia mais

Rua Leopoldo Bulhões, 1480 - Manguinhos - RJ - Brasil - CEP 21041-210 | Tel: (21) 2598-2501 ramais 2504, 2669 e 2648 - Fax: (21) 2290-4925 | e-mail: bvsensp@icict.fiocruz.br | Horário de funcionamento: De 2ª a 6ª-feira das 8h às 17h