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Estudo revela que cochilo durante o dia estimula o aprendizado

Uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade da Califórnia em Berkeley, nos Estados Unidos, revelou que uma hora de cochilo durante o dia é capaz de restaurar e até mesmo de ampliar os processos cognitivos. Além disso, quanto mais horas o indivíduo permanece acordado, mais “preguiçoso” se torna o seu cérebro – perder uma noite de sono derrubaria a capacidade de armazenar novas informações em cerca de 40%.

No estudo, que foi apresentado na reunião anual da American Association of the Advancement of Science (AAAS), em San Diego, foram examinados 39 adultos jovens, divididos em dois grupos, um dos quais cochilava à tarde. Ao meio dia, todos os participantes foram submetidos a rigorosos exercícios de aprendizagem com o objetivo de estimular o hipocampo, região do cérebro que atua no armazenamento de memória. Os resultados dos dois grupos foram equivalentes.

Às 14h, o primeiro grupo começou um período de sono médio de 90 minutos, enquanto o outro permaneceu acordado. Às 18h, os dois grupos foram submetidos a uma nova rodada de exercícios. O grupo que ficou acordado teve rendimento pior em relação à rodada anterior, enquanto que aqueles que cochilaram não apenas foram melhor como apresentaram ganhos na capacidade de aprendizagem.

Segundo os pesquisadores, os resultados reforçam a hipótese de que o sono é necessário para “limpar” a memória de curto prazo, de modo a liberar espaço para novas informações. De acordo com o estudo, tais memórias são armazenadas inicialmente no hipocampo antes de serem enviadas ao córtex pré-frontal, que tem mais espaço de armazenamento.

Fonte: Agência Fapesp

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