Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Anticorpo para tratamento da esclerose múltipla

Portfolio de Inovação
Anticorpo para tratamento da esclerose múltipla
Baixar em PDF: | Compartilhar:

Problema

A esclerose múltipla é uma doença neurológica que afeta cerca de 3 milhões de pessoas no mundo. O atual anticorpo monoclonal anti-VLA-4 utilizado para o tratamento da forma remitente-recorrente da doença apresenta sérios problemas. Entre eles está o grave risco de infecção pelo John Cunninghan Vírus (JCV), que pode gerar lesões cerebrais ao paciente; interação com outra molécula alvo (a integrina LPAM-1); perda de eficácia, pois o anticorpo utilizado é da classe IgG4, estando sujeito a troca da região de ligação específica ao alvo; além de oferecer um custo de obtenção elevado (cerca de R$ 7 mil por dose, e R$ 2.500 por dose para o Sistema Único de Saúde).

Solução

A tecnologia propõe o uso do novo anticorpo monoclonal anti-VLA-4 no formato de anticorpo de cadeia única (scFv), diminuindo o risco de infecção, por se tratar de uma molécula de menor tamanho e menor retenção em tecidos. É também específico para a molécula-alvo, prevenindo a interação com a integrina LPAM-1, o que reduz a possibilidade de riscos não identificados. O novo anticorpo não está sujeito à perda de eficácia, uma vez que não há possibilidade de troca da região de ligação específica ao alvo. A solução também apresenta menor custo de obtenção por ser uma molécula menor e sua construção pode ser facilmente adaptada a diferentes plataformas de produção.

Diferencial


my_location
Especificidade para o alvo VLA-4
arrow_circle_down
Menor imunogenicidade
face
Redução de riscos graves associados

Estágio de Desenvolvimento


O que buscamos?

Parceiros para codesenvolvimento, visando à realização de estudos pré-clínicos até a prova de conceito, para posterior licenciamento.

Inventores

Vinicius Cotta de Almeida
Beatriz Chaves
Carolina Lessa Aquino
Ingo Riederer
João Hermínio Martins da Silva

Propriedade Intelectual

Tipo
Patente de Invenção
Descrição
Pedido de patente requerido no Brasil, Estados Unidos da América, Europa, China e Canadá.

 

 

 

Aponte a câmera do celular para escanear o QR Code

 

Campus Fiocruz Maré - Av. Brasil, 4036 - Maré, Rio de Janeiro - RJ

CEP: 21040-361

     
  portfolio@fiocruz.br 
     
  +55 (21) 3282-9080 

 

   
   
   

 

Voltar ao topoVoltar